Deputado Agaciel preside Audiência Pública de combate ao Bullying
Postado por Agaciel em 17 maio 2011.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu na manhã desta terça-feira (17/05) audiência pública para debater medidas de combate ao Bullying Escolar.
De iniciativa dos deputados Agaciel Maia (PTC) e Cristiano Araújo (PTB), o evento aconteceu no plenário da Câmara e contou com a presença de especialistas no assunto e representantes de diversos órgãos, entre eles, Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Batalhão de Policiamento Escolar, Vara da Infância e Juventude, Secretaria de Educação, Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF e Unesco.
Alunos e professores de diversas escolas e de igrejas católicas também estiveram presentes.
Os trabalhos foram presididos pelo deputado Agaciel Maia, que falou sobre a importância da discussão do assunto, hoje tão em evidência, depois do ocorrido na escola em Realengo, no Rio de Janeiro. “É de grande importância ouvirmos, primeiro os especialistas, para depois aprovarmos o projeto nesta Casa. É fundamental o papel da Câmara Legislativa na discussão desse assunto que afeta toda a sociedade. Assunto que também está sendo discutido no Senado e Câmara Federal para que se estabeleça uma legislação federal”, disse.
O deputado Agaciel, que é presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), ressaltou ainda a importância de destinar recursos para uma ampla campanha, após aprovação do projeto, que foi apresentado no início deste ano e dispõe sobre a inclusão de medidas preventivas e combate ao Bullying Escolar. “São medidas que irão envolver professores, diretores, funcionários, pais e alunos”, explicou o deputado Agaciel.
O evento contou ainda com a apresentação de um happy pelos alunos do Centro de Ensino 302, de Samambaia, do consultor educacional Ricardo Chagas, criador do Programa Caixa de Ferramentas e do psicólogo José Augusto.
A doença – No Distrito Federal, dados do IBGE, revelam que de cada 10 alunos, três já sofreram o Bullying, que é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um colega. O termo significa valentão, brigão.
Em alguns casos, o Bullying pode afetar o estado emocional do jovem, de maneira tal que ele opte por soluções trágicas, como a que vitimou diversos adolescentes em escola do Rio de Janeiro. “O Bullying é velado. Acontece de aluno para aluno, atingindo aqueles jovens que não têm habilidade de defesa”, alertou em seu discurso o psicólogo José Augusto.
Para o psicólogo, o Bullying tem solução e é necessário capacitar os professores para que possam diagnosticar a situação e encaminhar as crianças, adequadamente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário